Nos últimos anos, a transformação digital atingiu diversos setores, o que inclui o varejo ótico. Neste contexto, entre as soluções tecnológicas mais procuradas está um sistema que facilite o dia a dia dos gestores e vendedores, otimize a experiência de compra do cliente e, principalmente, que tenha um bom custo-benefício.
No cenário corporativo atual o tempo é um dos ativos mais valiosos, afinal, em qualquer segmento, a concorrência está cada vez mais acirrada, e o consumidor não espera nada menos do que a excelência em sua jornada de compra.

Se a sua ótica ainda lida com planilhas separadas para cada área e outros métodos em papel, os quais devem ser atualizados manualmente sempre que novos dados surgem, certamente está desperdiçando horas que poderiam ser melhor utilizadas pelos colaboradores.
Ter agilidade e eficiência nos processos torna-se essencial, mas para atingir esse patamar é preciso adotar uma gestão integrada das diferentes áreas. Com um software adequado, é possível, por exemplo, ter total controle do estoque, das vendas no PDV e nos canais digitais, das finanças e de outros setores estratégicos.
Sinais que indicam a necessidade de um sistema para a ótica
Além de processos internos desatualizados, quando não há tecnologias capazes de integrar o mundo real com o virtual, a loja também perde em termos de experiência do consumidor, que está cada vez mais exigente no ato da compra.
A falta desses recursos impacta tanto em aspectos humanos quanto financeiros, mas há também outros sinais que indicam que a sua empresa precisa de um sistema para óticas. São eles:
Obtenha uma nova experiência para sua ótica e seus clientes
3 passos para começar a digitalizar sua ótica
Quando nota-se os aspectos citados no tópico anterior, é certo que faltam tecnologias para mudar o cenário do negócio, até mesmo porque, a transformação digital já deixou de ser uma opção e passou a ser um recurso estratégico.
No entanto, a implementação da digitalização pode variar de acordo com alguns aspectos como a cultura, o modelo e a propensão ao digital em cada loja. Mas, há algumas etapas que podem guiar um bom começo:
Avaliar processos
O primeiro passo para começar a digitalização no negócio é entender o seu cenário atual. Os lojistas devem fazer uma avaliação dos seus processos, indo desde os modos de vendas, registros e mensuração de estoque, até mesmo ao processo para lidar e acompanhar as demandas com o laboratório.
Nessa análise, é necessário identificar todos os furos existentes na operação. Assim, a empresa pode entender os aspectos nos quais possui falhas e saber quais as tecnologias precisam ser implementadas para resolvê-las.
Integrar os dados
Um dos principais pontos para o varejo ótico é ter flexibilidade para cadastrar produtos, lançar as vendas, detalhar as informações das receitas e determinar com clareza a previsão de entrega dos óculos.
Ao integrar todos esses dados em um só lugar, a loja terá visibilidade em tempo real de cada pedido.
A junção dos dados tem um peso tanto para o negócio, quanto para o cliente. No negócio, as óticas terão mais facilidade para acompanhar seu progresso e seus números. Já para os clientes, torna-se mais fácil informá-los, por exemplo, o status do seu pedido, fortalecendo o relacionamento para com ele.
Integrar recursos de digitalização
Quando a loja já entendeu suas necessidades e já integrou seus dados, é importante também unir os recursos de digitalização.
A empresa pode implementar ferramentas dedicadas a cada atividade, como por exemplo, um software para vendas, um para mensuração das emissões de notas e outras informações relacionadas ao setor fiscal, e assim por diante.
Quando se tem a possibilidade de integrar todos eles, a ótica garante uma operação centralizada, além de evitar erros operacionais e agilizar os procedimentos.
O que avaliar antes de contratar um sistema para óticas
Depois de identificar as necessidades e entender que o negócio precisa de um sistema dedicado a ótica, os lojistas podem se perguntar: como escolher a melhor ferramenta?
Essa é uma questão muito importante, pois, assim como qualquer solução tecnológica do mercado, existem diferentes opções, com recursos dedicados a atividades específicas.
Para decidir em qual software investir, primeiro alguns pontos devem ser avaliados, como:

SaaSVision: Gestão de ótica descomplicada e eficiente
Vantagens de contar com um sistema para óticas
Quando se faz uma escolha consciente, certamente a empresa terá diversos benefícios em contratar um software para óticas.

Para começar, as lojas que estão de fora da transformação pela qual o mercado está passando arriscam perder clientes para a concorrência e terem insucesso. Ou seja, é possível dizer que se trata de uma questão de sobrevivência neste cenário.
Mas há outras vantagens que tornarão a própria operação mais eficiente, trazendo benefícios tanto para o consumidor, quanto para a ótica, como:
Saasvision: um moderno sistema para óticas
Em média, leva-se mais de um ano para que o vendedor aprenda de fato sobre os termos médicos e diferentes tratamentos que compõem a venda de uma lente. Ou seja, a maioria se acostuma a vender as mesmas lentes com mesmos valores.

Mas, com um sistema de ponta, o cenário é outro. O SaaSVision é um programa desenvolvido especialmente para óticas, com atendimento ao cliente e retaguarda integrados.
O software conta com o VisioLens, a tecnologia de atendimento ao cliente e vendas mais moderna e completa do ramo ótico, capaz de melhorar a experiência de compra do seu público. O uso da solução permite uma maior interação no momento da compra, antecipando demandas e fidelizando consumidores, além de transformar a jornada de compra e criar oportunidades para que o lojista se diferencie de seus concorrentes.
Esse é um sistema completo que proporciona:
● Demonstração dos diversos tratamentos de lentes de forma interativa
Cada tratamento tem seu apelo visual, porém, convencer o consumidor a pagar mais por uma lente melhor nem sempre é uma missão fácil quando só se tem papel em mãos. O SaaSVision tem recursos que permitem demonstrações práticas e interativas sobre campos visuais (multifocal, visão simples, ocupacional e bifocal), tipos de lentes (convencional ou digital) e tratamentos em camadas (hidro repelente, anti-abrasivo, anti-reflexo, luz azul, etc), possibilitando que o consumidor entenda as diferenças entre as opções disponíveis e tenha uma noção mais clara de como ficará o seu produto pós produção.
● Tabelas de preços sempre atualizadas
O sistema faz o orçamento de forma automática com base no tratamento escolhido pelo cliente e nas tabelas atualizadas dos principais laboratórios nacionais. Ou seja, os valores de cada lente são digitalizados e atualizados de acordo com os reajustes dos fabricantes, evitando vendas com preços obsoletos que resultariam em prejuízos para as óticas.
● Ordem de Serviços, pedidos e vendas integrados
A Ordem de Serviço e fechamento da venda são integrados ao sistema de atendimento e às demonstrações, onde o lojista armazena os dados pessoais e receituário de todos os clientes no tablet, calculando o preço final da lente escolhida e gerando uma venda direta ao caixa. Assim, não há mais aquele retrabalho de escrever os dados da receita, escolha do tratamento e tipo de lente, e posteriormente repassar ao PDV/Caixa da loja. Além disso, o cliente também terá acesso ao resumo detalhado de suas escolhas e precificação.
● Informações relevantes para estratégias de marketing
Através da busca de orçamentos e pedidos por período ou vendedor, os lojistas podem controlar e buscar formas de reativar clientes que estiveram na sua loja e não fizeram a compra. Além disso, o SaaSVision também possibilita pesquisar como os consumidores estão chegando até a ótica, facilitando a mensuração e criação das ações de marketing.
● Simulação de espessura
Com o uso do sistema, o vendedor também pode simular para o cliente a espessura das lentes com base em cálculos ópticos, de acordo com a dioptria e o material da lente. Com isso, o cliente poderá visualizar as opções disponíveis e entender como ficaria a espessura da sua lente feita de resina, trivex ou policarbonato.
● Medidas digitais
O VisioLens faz a tomada de medidas digitais (DPN, altura pupilar, ângulo pantoscópico e distância ao vértice) de forma simples e rápida, proporcionando uma melhor experiência de compra ao consumidor. Para o lojista, ter esse recurso disponível também elimina a necessidade de uso da régua ou da compra de equipamentos de valor elevado que não trariam a mesma praticidade.
● Venda indicativa, comparativa e sugestiva de lentes
O uso do sistema também permite que o vendedor ofereça ao cliente a lente certa, de acordo com o hábito diário de cada cliente no uso do óculos, considerando fatores como, quanto tempo ele passa em frente ao computador, nível de exposição ao sol, etc. Devido aos recursos comparativos, com o SaaSVision o consumidor pode visualizar as opções e seus respectivos orçamentos ao mesmo tempo, tendo o poder de decidir qual das lentes quer levar.

Mais do que padronizar o atendimento da sua ótica e torná-la 100% digital, os lojistas ainda podem ter um aumento médio de 40% das vendas, redução do tempo de atendimento dos vendedores e crescimento no número de clientes atendidos.
Ainda com a eliminação do catálogo de produtos impressos, todas as lentes e valores são atualizados junto aos principais laboratórios do país digitalmente, economizando tempo.
Combinado ao SaaSERP, solução que reúne toda a gestão do seu negócio em um só lugar, o SaaSVision é integrado ao sistema de gestão, onde o pedido já se reflete em uma venda, sem a possibilidade de cometer erros de valores ou tratamentos, dando baixa direto no estoque e emitindo a nota fiscal e termo de garantia de cada produto vendido.
Com isso, as óticas tem escalabilidade, segurança das informações, flexibilidade em acompanhar o fluxo dos dados, e ainda a redução de custos e diminuição do tempo de resposta em transações.
Modernize sua ótica e mostre seu valor com o SaaSVision
O SaaSVision conta com 4 opções de planos, onde você pode optar por pacotes mais completos ou por recursos específicos que faltam no seu negócio.
Além disso, estamos juntos desde a negociação, implantação da solução, suporte e pós-venda, com um time preparado para te ajudar a explorar ao máximo o potencial do sistema no seu negócio.
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